quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sentimentos e Sofrimentos

Todo mundo já ouviu falar de bullying certo?
A alguns dias atrás eu estava em um grupo de pessoas e nós estávamos conversando e chegamos nesse assunto. E durante a conversa uma pessoa disse: "Essas pessoas que sofrem de bullying ficam exagerando por nada porque colocaram apelido em mim a vida inteira e nem por isso eu fico chorando pelos cantos ou tento me matar" (não foi exatamente com essas palavras mas o sentido é o mesmo)

Eu sofri bullying quando era mais nova e não é somente "colocar apelidos". 
Muitas pessoas tem uma ideia muito errada do que se trata. Afinal nenhuma delas sabe como é acordar todo o dia e ter que ir para um lugar onde todo o dia você é motivo de chacota, onde qualquer coisa que você faça é apenas um motivo a mais para rirem de você, onde por mais que você tente se enturmar você nunca consegue já que, fisicamente, você não atinge um padrão determinado, onde a agressão verbal muda pra física, onde por mais que você peça ninguém te estende uma mão para te ajudar com medo de ser a próxima vitima e/ou onde os mais velhos que estão lá para te ajudar dizem que você está reagindo dramaticamente e que tudo aquilo não passa de uma brincadeira de criança.
 Somente aqueles que passam por isso ou que passaram por isso conseguem entender esse sentimento.
E isso só vai para quando as pessoas pararem por pelo menos cinco minutos de suas vidas e se colocarem no lugar do outro para tentar entender o que aquela pessoa sente, o porque dela chorar.
Essa é a única maneira de você entender alguém.

As pessoas só irão entender umas as outras quando sentirem a mesma dor.
(pain - naruto)

Eu não estou dizendo isso apenas para o bullying.
Pergunte a se mesmo quantas vezes você viu alguém chorar e você disse: "Você está sendo dramático, você está chorando por nada". Ou quantas vezes você estava chorando e escutou alguém dizer: "Você está sendo dramático, você está chorando por nada".
Já vamos começar pelo fato de que se fosse por nada a pessoa (ou você) não estaria chorando já que, na maioria das vezes, uma pessoa só chora quando está com o estado emocional alterado demonstrando o máximo da sua tristeza, dor, saudade, alegria, medo, depressão etc.
Se alguém (ou você) não sabe se colocar no lugar dessa pessoa para entender o que ela está passando não deve nem tentar ajudar ela porque, se as palavras ditas forem "Você está sendo dramático, você está chorando por nada" ou alguma coisa do gênero não estará ajudando em nada e as vezes pode até piorar a situação.
O que pode ser pouco para alguém para outros é muito.


Imagine uma tempestade, você está olhando para ela de longe pensa "A vai passar rápido". Essa é a sua visão.
Agora e a visão de alguém que está no olho da tempestade? Você acha mesmo que essas pessoa vai pensar da mesma maneira que você? É claro que não.
É a mesma coisa quando alguém está passando por um problema, de longe você pode achar que não é nada. Afinal de contas não está acontecendo com você, você tem uma perspectiva diferente.




Se você conhece alguém nessa situação tente ajudar essa pessoa. E não é julgando, criticando ou dizendo que o que ela está sentindo não é grande coisa que você vai estar ajudando.
É mostrando pra ela como é o problema do seu ponto de vista, que pode ter uma saída, que ela tem alguém com quem ela pode contar, com quem ela pode conversa, que ela não está sozinha.
Mostre-se disposto a ouvir.


E se você passa por isso você não está sozinho(a).
Você não é o único que passou ou que passa por isso.
E olhe a sua volta. 
Sempre vai ter pelo menos uma pessoa que vai estar disposta a te escutar e vai te ajudar.
E lembre-se isso vai passar. 
Por isso nunca desista e continue em frente.








A foto desse post foi tirada por Ewalala do DeviantArt.


Link: Ewlala 


Link: Waiting ii


Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário